Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quarta-feira, 15 de março de 2017

Operação apreende sete caminhões carregados de madeira em Jacundá-PA


  Foram apreendidos sete caminhões carregados de madeira vermelha e de outras espécies, em Jacundá, no sudeste do Estado. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) divulgou nesta terça-feira (14) o resultado parcial da operação realizada em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) e a Polícia Civil.

  As principais irregularidades encontradas envolvem cargas sem documentação, com apresentação de notas fiscais frias, guias florestais falsas e ainda Declaração de Corte e Colheira (DCC), para acobertar a transação ilegal para madeiras nativas.

  A operação aconteceu no último final de semana e continua em todo o Pará. O material retido vai para doação e leilão. Entre as espécies encontradas estão maçaranduba, muiracatiara, freijó e angelim. Já a destinação dos caminhões será decidida por parecer jurídico da instituição.

  O volume de madeira explorada ilegalmente era de 237,83m³. Os motoristas flagrados foram conduzidos para a Delegacia de Jacundá e estão respondendo pelos crimes ambientais cometidos.

  Nova modalidade

  Jorge Antônio Dias, diretor de Fiscalização da Semas, disse que está sendo dado atenção a uma nova linha de investigação que abrange a Declaração de Corte e Colheita. “Estamos combatendo a ilegalidade, além das Guias Florestais, onde a DCC está sendo utilizada como nova modalidade para o transporte ilícito de madeira nativa”, afirma.
Fonte: Folha do Bico



                              Publicidade
Rua Visconde de Maua, Praça São Miguel, Parque Anhanguera, Imperatriz - Ma. Tel: (99) 3523-6800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário