Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

domingo, 24 de julho de 2016

COI não irá banir Rússia da Olimpíada; decisão será das federações


Segundo comunicado, a decisão foi guiada "pela regra fundamental do regulamento olímpico de proteger atletas limpos e a integridade do esporte"
                           Ingressos para Olimpíada do Rio



   A Rússia não será banida dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A decisão foi tomada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) na manhã deste domingo (24).

  O COI vai delegar a decisão de um possível banimento às federações de cada esporte.
Segundo comunicado no site do COI, a decisão foi guiada "pela regra fundamental do regulamento olímpico de proteger atletas limpos e a integridade do esporte".

  O país corria o risco de ficar fora do evento devido a uma denúncia de um esquema de doping generalizado e apoiado pelo governo nos Jogos Olímpicos de Sochi-2014.

  A equipe de atletismo do país já está impedida de competir banida pela Federação Internacional de Atletismo também por conta de um esquema de doping.

  A Rússia admitiu algumas violações por doping envolvendo atletas e técnicos, mas nega que o governo estivesse envolvido. A mídia estatal afirmou que a questão era uma vingança política liderada pelos EUA.

  Na terça-feira, o Tribunal Arbitral do Esporte acolheu a decisão da Federação de Atletismo pelo banimento da equipe russa de atletismo.
Assim, o Tribunal deu sustentação à ideia de punir os inocentes e os culpados enquanto as autoridades esportivas lutam para combater um doping sofisticado e generalizado encoberto por um sistema que envolve atletas, oficiais antidoping e funcionários do governo.

  O COI, contudo, não seguiu na mesma linha.
Na segunda-feira, o COI disse que não iria organizar ou amparar a nenhum evento esportivo na Rússia, incluindo os Jogos Europeus de 2019, e que nenhum membro do Ministério do Esporte da Rússia envolvido na denúncia seria recebido no Rio.

  Também foram determinados novos testes de todos os atletas russos que participaram dos Jogos Olímpicos de Sochi, assim como um inquérito completo do acobertamento do esquema.

  Autoridades russas disseram que o banimento é parte de uma conspiração ocidental e que estão prontos para reagir fortemente contra.

  Vladimir Putin, presidente da Rússia, disse que o caso poderia rachar o movimento olímpico, como eco dos anos 1980, quando os EUA lideraram um boicote político dos Jogos de Moscou-1980, e a União Soviética liderou um boicote do bloco oriental aos jogos de Los Angeles-1984.

Fonte: Jornal do Tocantins




                                          Publicidade

Rua Piaui ao lado da Escola Técnica EQTEI


Nenhum comentário:

Postar um comentário