Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

sábado, 4 de junho de 2016

Enquete: maioria é a favor da redução da maioridade penal


85% dos internautas responderam ao Jornal do Tocantins que são favoráveis
Menor é suspeito de ter estuprado servidora pública; além disso ele confessou ter participado de outros crimes

  Após a repercussão nas redes sociais sobre os casos de estupro que envolveram menores, o Jornal do Tocantins perguntou os seus leitores: “Você concorda com a redução da maioridade penal?”, 85% das pessoas que responderam à pergunta são a favor da redução. Somente 15% votaram contra. Ao todo foram mais de 220 internautas participaram da enquete. 

  Nas redes sociais do JTo, leitores expressaram suas opiniões. Para Graça Adorno, se um jovem de 16 anos pode votar “por que não pode responder pelos seus atos também?”. 

  Já Rodrigo Sarges disse que o que busca é mais segurança e menos criminalidades. "Qual modelo proporcionará isso? Não podemos responder com achismos. Precisamos chegar a conclusão fundamentada em dados e pesquisas sérias. Perguntas como: Qual o custo disso para a sociedade? Quantas escolas, hospitais e delegacias deixarão de ser construídas para a construção ou ampliação de presídios? O que leva jovens à criminalidade? O quê têm sido feito para combater as causas da criminalidade? A sociedade quer mais segurança ou também quer vingança? O que produz menos reincidência/crimes: presídios comuns ou centros de detenção de menores? Presídios comuns ou humanizados?"

Casos

  A polêmica sobre a maioridade veio após o fato do suspeito de ter estuprado uma servidora pública ser um menor de 17 anos. O caso aconteceu na última quarta-feira, quando a mulher foi abordada pelo suspeito, na entrada da Procuradoria Geral do Estado (PGE), na Praça dos Girassóis, por volta das 12 horas. Ele fez a servidora dirigir até um matagal na região Sul onde a violentou e logo após fugiu com o carro da vítima.

  O suspeito de 17 anos foi preso ontem, em Natividade, a 200 km da Capital, e recambiado para Palmas pelo helicóptero da Secretaria de Segurança Pública (SSP). A vítima reconheceu o agressor e ele confessou o crime. Além disso, o adolescente é considerado de alta periculosidade e responde pelos crimes de roubo, furto, tráfico de drogas e lesão corporal no Tocantins, além de ter confessado aos policiais que já efetuou cerca de dez homicídios nos estados do Pará e Paraná.

  Outro caso que chocou foi o do estupro coletivo de uma adolescente de 13 anos, portadora de necessidades especiais, que foi praticado por Jânio Nei dos Santos, 33 anos, e mais dois menores, um de 15 anos e outro de 17 anos, em Chapada da Natividade, a 191 km de Palmas, no último dia 15. Durante as investigações a Polícia Civil (PC) descobriu que que a menina já era molestada por um quarto indivíduo, o idoso de 61 anos, Adolfo Teixeira Bastos. Os dois suspeitos com mais de 18 anos foram presos, os menores já foram ouvidos pela delegacia. 

Nas redes sociais leitores comentaram confira abaixo:   

Fonte: Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário