Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Raio provoca prejuízos em casas no Residencial Dom Reinaldo Pünder em Coroatá - MA

No final da tarde de ontem, quarta-feira (3), um raio teria caído próximo à casas no Residencial Dom Reinaldo Pünder, no bairro da Palmeira Torta, em Coroatá, e alguns moradores relataram prejuízos por conta da descarga elétrica.

“Era por volta de 17h30mt quando o raio caiu e abriu um buraco na parede da minha casa, foi assustador. Tive prejuízo, pois queimou receptor, lâmpadas, até a geladeira. Não foi só aqui, na casa dos vizinhos quem estava com TV ligada também foi queimada”, disse uma moradora do Residencial, ao repórter Antônio Silva.

As constantes pancadas de chuvas que costumam acontecer nesta época do ano, muitas vezes carregadas de raios, traz prejuízos à população em geral. É comum notarmos problemas, principalmente com equipamentos eletrônicos. Os consumidores que se sentirem lesados com a queima de produtos como computador e telefone devido a queda de energia ou sobrecarga, têm direito de solicitar ressarcimento junto à concessionária de energia elétrica, conforme a resolução 414/2010 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O Procon afirma que nesses casos, quando o consumidor solicitar o ressarcimento a concessionária buscará avaliar se o problema realmente foi causado por esses fatores.

Na situação de sobrecarga de energia causada por raios a concessionária também deve ressarcir o consumidor, com tanto que os danos elétricos sejam causados por uma tensão igual ou inferior a 2,3kv, como consta no artigo 203 da resolução normativa 414 da Aneel. Nesse caso a empresa também realiza um laudo técnico para averiguação.
Fonte: Coroatá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário