Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

domingo, 3 de abril de 2016

Polícia Civil desarticula quadrilha interestadual de furto e receptação de soja em Balsas


A Polícia Civil do Maranhão, por meio da equipe de investigadores da 11ª Delegacia Regional de Balsas, chefiada pelo delegado Fagno Vieira, desarticulou uma quadrilha interestadual de furto e receptação de carga de grãos e recuperou em torno de 300 toneladas de soja, desviada de fazendas da região de Balsas.
Quadrilheiros presos na região de Balsas na operação “Maranhão Seguro” da Polícia Civil

Na madrugada de quinta-feira (31), enquanto participava da operação Maranhão Seguro, a equipe foi informada sobre uma movimentação estranha de homens em uma pick-up branca no pátio de uma pousada no Povoado Buritirana município de Loreto.
“Chegamos ao local e procuramos o proprietário da pousada que informou a presença dos homens trocando a carga de um caminhão que havia quebrado e que não se achava mais no local. Abordamos dois homens que estavam no caminhão para o qual havia sido transferida a carga, identificados por Aureliano Fonseca Damasceno e Valdineres Pereira dos Santos. Investigados sobre a origem da soja. Não souberam explicar, cometendo várias contradições, confessaram que a carga de soja era desviada. Contaram que o sr. José Wilson de Sousa Pimentel da cidade de Bertolínia (PI), proprietário de um armazém de grãos, os havia contratado”, disse o delegado Fagno Vieira. 
Ao investigar as conversas no Whatsapp do motorista com o receptador, foi descoberto agendamento de uma descarga de 20 toneladas de soja para quinta-feira (31) no mesmo local e que sexta-feira (1°) essa carga toda seria entregue a um comprador em Balsas.
O motorista preso orientado pela polícia e concordou em continuar pelo Whatsapp a conversa como se nada tivesse acontecendo, com o monitoramento da polícia. José Wilson avisou do perigo na estrada e disse os nomes dos caminhoneiros que levariam a carga, para fazer o transbordo em local combinado. E avisou o horário da saída de Balsas dos caminhoneiros.
De posse dos nomes, a polícia descobriu as características dos caminhões e em uma viatura descaracterizada os seguiram, no local combinado as 4 carretas pararam e ficaram esperando. Depois de algum tempo decidiram seguir viagem e uns 30 km após pararam em um posto onde foram abordados pelos investigadores.
Dos oito envolvidos no caso presos, quatro foram identificados: José Flávio dos Santos Ferreira, vulgo, Mayk Tisson; Mauro Charles da Silva, vulgo ‘Pica-Pau’; Kennedy Rodrigues Ribeiro, ‘ Keninho, e Washington Alves de Siqueira Filho, o ‘Neném’.
Na operação foram apreendidas 5 carretas com cerca de 230 toneladas de soja, mais 70 toneladas em um depósito, perfazendo um total de 300 toneladas de soja apreendidas, R$ 400 mil em espécie e uma pick-up Saveiro branca. Sete pessoas identificadas, que já atuavam a algum tempo no desvio de soja. Foram presas e atuadas em flagrante por associação criminosa e receptação de furto, artigos 180 e 288 do código penal Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário