Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

terça-feira, 19 de abril de 2016

SEMUS inicia preparativos para vacinação preventiva da gripe

A abertura oficial da campanha está prevista para o dia 27, porém 50% doses já foram disponibilizadas em Unidades Básicas de Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) já iniciou o planejamento do Programa Municipal de Imunização. O lançamento oficial da campanha está previsto para o dia 27 de abril, na Casa do Idoso Feliz. De acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, mais de 40 mil doses da vacina contra influenza serão disponibilizadas para os grupos de riscos selecionados pelo próprio Ministério. Contudo, 50% das doses já se encontram nas UBS do município para que sejam aplicadas nos imperatrizenses que desejaram se adiantar para receber a imunização.

Quanto ao período de mobilização principal, a previsão é que aconteça do dia 30 de abril (dia D da campanha – dia de mobilização principal) ao dia 20 de maio, conforme calendário prévio da SEMUS. A informação é da coordenação da campanha, liderada por Socorro Ribeiro. De acordo com a gestora, no total serão disponibilizadas para Imperatriz aproximadamente 44 mil doses da vacina que protege contra a gripe. “A quantidade de vacina recebida pelo município é determinada pela estimativa populacional do público-alvo determinado em cada campanha”, acrescenta Socorro.
O público alvo da campanha são as pessoas mais suscetíveis à doença, por exemplo, idosos, crianças com idades entre seis meses e dois anos, gestantes, pacientes acometidos por doenças crônicas e profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente. “Vacinando todos os grupos prioritários e havendo sobra de doses, estas serão disponibilizadas para a comunidade não pertencente aos grupos citados”, informa a coordenadora.
Essa metodologia é adotada observando o objetivo principal das campanhas que é reduzir e controlar de forma intensiva a mortalidade e morbidade das doenças que possam ser prevenidas por vacinas, ampliando assim as coberturas vacinais em curto espaço de tempo dentro das metas preconizadas complementando o trabalho de vacinação de rotina.
Para otimizar a campanha e vacinar o maior número possível de pessoas em um curto espaço de tempo, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizando cerca de 410 profissionais entre agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas, supervisores, equipe volante de apoio, profissionais da rede de frio e coordenação.
“Definimos esta logística priorizando a qualidade do nosso trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo da gestão, que é cumprir com as metas vacinais, proporcionando cobertura acima de 80% que é o exigido pelo MS. Assim sendo, manteremos uma população mais saudável, de forma que nossos munícipes tenham melhor qualidade de vida”, declara a secretária de Saúde, Conceição Madeira. (Maria Almeida - ASCOM)

Fonte: OprogressoNet.Com

Nenhum comentário:

Postar um comentário