Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Conheça o empresário que dividiu sua fortuna com funcionários


  No mês passado (abril), uma notícia ganhou as manchetes dos principais meios de comunicação. Isso porque o fundador e presidente executivo da marca de iogurtes Chobani, Hamdi Ulukaya, tomou uma das decisões mais inesperadas e nobres da sua vida – pelo menos do ponto de vista dos seus 2 mil funcionários.

  Ele distribuir 10% do capital de sua empresa, fundada em 2007 e conhecida como a marca mais vendida do produto nos Estados, para todos os seus empregados, conforme foi anunciado num evento na sede localizada na cidade de New Berlin, no estado americano de Nova Iorque.

  Durante a entrega das ações, Hamdi deu uma comovente declaração: "Nós caminhamos juntos por um mesmo objetivo, e é por isso que agora nós somos parceiros de finanças." Em entrevista ao telejornal americano Nightly News, ele respondeu o porquê de sua decisão: "Este era o meu sonho. É por isso que eu gostaria de olhar para trás e dizer, vocês, essa comunidade, têm sido muito bons conosco, e eu gostaria de retribuí-los."

  Cada parcela transferida à equipe corresponde a 80% do total do valor da empresa que é de propriedade de Ulukaya. Os outros 20% são do fundo californiano TPG, que realizou um investimento de 750 milhões de dólares, em 2014.

  Alguns funcionários mais antigos podem ter ganhado o valor equivalente a meio milhão de dólares, pois a quantia de ações doada é proporcional ao tempo de serviços prestados à empresa. Eles já recebiam um valor superior ao salário mínimo americano, e possuíam um bom seguro de saúde, entre outros benefícios.

  A Chobani possui no país uma quota de mercado correspondente a 44% do total de iogurtes gregos produzidos, e é avaliada em 8 mil milhões de dólares.

Fonte: Coroatá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário