Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

sábado, 23 de junho de 2018

Fifa abre processo contra dupla suíça após comemoração polêmica


O gesto em questão é o cruzamento das mãos à frente do corpo, que representa a águia negra de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia

© Reuters

  Neste sábado (23), dia seguinte à vitória heroica sobre a Sérvia, a seleção suíça tem dois de seus principais jogadores na mira do Comitê Disciplinar da Fifa. A entidade abriu processo disciplinar contra Xherdan Shaqiri e Granit Xhaka, autores dos gols contra os sérvios e de gestos polêmicos durante a comemoração.

  A investigação foi divulgada pela própria Fifa em comunicado oficial. O gesto em questão é o cruzamento das mãos à frente do corpo, que representa a águia negra de duas cabeças, símbolo presente na bandeira da Albânia. A dupla comemorou gols assim pois têm em comum a etnia albanesa, que vive conflito com a Sérvia pela autonomia da província de Kosovo (de maioria albanesa).

  Após o jogo, Shaqiri confirmou que o gesto foi uma atitude política, mas preferiu não polemizar. "Não quero falar sobre isso. No futebol, você tem emoções à flor da pele. São só emoções. Não é nada mais que isso, não precisamos falar disso".

  A Fifa avaliou, na mesma partida, distúrbios e mensagens políticas e ofensivas por parte da torcida sérvia; por isso também abriu procedimento contra a Associação de Futebol da Sérvia. Já o técnico Mladen Krstajic é alvo de investigação preliminar devido a supostas declarações políticas que teria feito após o jogo. Na ocasião, ele comparou o uso do árbitro assistente de vídeo à Corte Internacional de Justiça, que condenou líderes iugoslavos por ocasião dos conflitos nos Bálcãs. 

Com informações da Folhapress.


                        Publicidade
Anuncie seu estabelecimento. ligue: (99) 99139-9797 ou 98203-8132 / CNPJ 25.046.197/0001-20

Nenhum comentário:

Postar um comentário