Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Iniciada reforma da Praça Matriz, em Santa Luzia


Iniciada reforma da Praça Matriz, em Santa Luzia

O principal cartão-postal da cidade de Santa Luzia, a Praça Matriz, berço do santuário de Santa Luzia, está passando por uma reforma completa. Na última sexta-feira (5), o Governo do Maranhão, por meio da secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra), iniciou o processo de requalificação e revitalização do espaço e o prazo para a conclusão da primeira etapa da obra é de seis meses.

O investimento de R$ 1.816.807,30 garante toda a troca do piso e construção de meio-fio, a construção de rampas de acesso, instalação de uma academia ao ar livre e playground. De acordo com o plano de ação da Sinfra, serão construídos ainda uma área verde para convivência e um novo estacionamento. A iluminação também será trocada.

“A Praça Matriz é rota para milhares de peregrinos vindos de todo o país. Sabendo da importância deste espaço não só para a cidade, mas para todo o Brasil, o governador Flávio Dino se sensibilizou com a causa e destinou verbas para o município de Santa Luzia. Essa praça há muito tempo não passava por reforma e ficou totalmente abandonada durante a gestão passada” comenta o secretário da Sinfra, Clayton Noleto.

O senhor Pedro João da Silva, 74, mora há 11 anos próximo à Praça Matriz. O aposentado elogia a iniciativa do governo Flávio Dino e comemora a revitalização da praça, onde ele caminha todos os dias. 

“Ah! Aqui vai ficar uma beleza! Eu moro aqui perto e caminho todos os dias por aqui e fica difícil com ela do jeito que está” reitera seu Pedro.

Os amigos João Marcos, 11, e José Armando, 10, andam de bicicleta todos os dias na praça e para eles a reforma vai aumentar a segurança na hora de brincar.

“Aqui é muito perigoso andar de bicicleta na rua. Com a reforma, vai ficar melhor para brincar” fala João Marcos. “É bom que não vamos mais andar na rua, onde passa muita moto”, completa José Armando.

Praça Matriz

A Praça Matriz foi o primeiro espaço de convivência da cidade de Santa Luzia, onde fica a Paróquia Santuário de Santa Luzia. Desde 1948 o espaço recebe pessoas de diversas partes do país e do mundo que vem visitar a igreja nas chamadas peregrinações. 

Santa Luzia é conhecida como protetora dos olhos e todo dia 13 de dezembro, dia do festejo em honra à santa, a cidade vira rota para católicos em busca de milagres. Por causa da sua importância histórica, o festejo entrou em 2003 para o calendário turístico do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário