Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Eliziane Gama elogia acordo entre Mercosul e União Europeia e sugere sessão temática no Senado



  A líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama (MA), sugeriu, na última semana, que o Senado Federal realize uma sessão de debates temáticos com o objetivo de discutir o acordo comercial entre o Mercosul e União Europeia.
No plenário, Eliziane destacou a importância desse acordo. Para a parlamentar, o governo federal adotou uma postura que é ao mesmo tempo de governo e de Estado. “O anúncio do acordo cria um mercado consumidor de 800 milhões de pessoas, 500 milhões na Europa e 300 milhões no continente sul americano”, enfatizou.
Eliziane destacou ainda que o acordo vinha sendo construído há 20 anos e não pertence a nenhum governo em particular, “prevaleceu o interesse de Estado e temos que reconhecer o mérito do governo atual em assiná-lo”.
A líder destacou também a importância do acordo para as políticas ambientais já que ele pressupõe compromissos claros com a questão ambiental. Eliziane lembra que o “programa ambiental foi negligenciado pelo governo e seus ministros até então”.
A parlamentar exaltou os benefícios que o acordo pode trazer ao país que é um grande produtor de alimentos. “Considerando, por exemplo, o agronegócio que, diga-se de passagem, precisa ser mais valorizado, o acordo põe o país numa rota que pode gerar mais renda e mais emprego para o nosso país.”
Especificamente sobre o Maranhão, estado que representa, Eliziane deu destaque para a produção de grãos e enfatizou que o Porto do Itaqui é um dos portos com maior calado do mundo e que é o trajeto mais rápido para fazer o transporte de produtos entre Mercosul e União Europeia. “Só para se ter uma ideia um dos dados apontam para uma economia de até 40 dólares por tonelada no custo feito pelo transporte marítimo a partir do porto do Itaqui. Daí uma necessidade premente de garantir os recursos necessários para facilitar esse transporte e garantir a infraestrutura necessária para o estado”, ressaltou. 
Sobre a sessão temática, Eliziane avalia que “é uma ótima oportunidade para governo e parlamentares trocarem informações e esclarecer os interesses estratégicos do país”.
Para a sessão, a senadora sugere que sejam convidados o ministro da Economia, Paulo Guedes, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o ex-ministro Rubens Ricupero e um representante da Comissão Europeia no Brasil. Diversos senadores já manifestaram apoio ao requerimento da líder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário