Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quarta-feira, 19 de junho de 2019

Sargento Adelino registra aniversário da Polícia Militar do Maranhão


Vereador Sargento Adelino registra 183 anos de criação da PMMA

  Em pronunciamento na tribuna, na sessão desta quarta-feira (19), o vereador Sargento Adelino (Solidariedade) registrou o aniversário de 183 anos de criação da Polícia Militar do Maranhão, comemorado no último dia 17 (segunda-feira). Antes de sua fala, o vereador apresentou um pequeno vídeo sobre as atividades da PMMA e sua atuação em todo o Estado.

  “A Polícia Militar é um patrimônio do povo maranhense. Ao longo de seus 183 anos, nossa instituição adquiriu respeito e admiração, se modernizou, se profissionalizou, se equipou e se equiparou com as melhores forças de seguranças estaduais de nosso país”, comentou o vereador.

 Sargento Adelino saudou, particularmente, toda a tropa, reconhecendo em cada militar “um guerreiro à serviço da sociedade”. “Saímos de casa e deixamos uma família preocupada, porque estamos na linha de frente de combate ao crime. Mas, para nós, prestar nosso serviço com dignidade, justiça e responsabilidade social é nosso maior dever”, ressaltou.

  O vereador destacou ainda os investimentos feitos pela atual governo maranhense em treinamentos, armas, equipamentos e serviço de inteligência e valorização salarial. “Nós que fazemos parte da Polícia Militar sabemos que nossa corporação foi e está sendo apoiada e valorizada pelo governador Flávio Dino”.

História

  Criada em 17 de junho de 1836 com o nome de Corpo de Polícia da Província do Maranhão, teve como o seu primeiro Comandante o major Feliciano Falcão.

  Comandada pelo coronel Ismael de Sousa Fonseca, está presente nos 217 municípios maranhenses, Na capital São Luís, são três grandes Comandos de Policiamento de Área Metropolitana, dois Comandos de Policiamento Especializado e um Comando de Segurança Comunitária, e no interior do Estado, oito grandes Comandos de Policiamento de Área, distribuídos entre Batalhões, Companhias Independentes e Destacamentos Policiais, executando as mais diversas modalidades de policiamento (motorizado, montado, de mananciais, aéreo, a pé e de bicicleta).

  O 3º Batalhão de Polícia Militar, sede em Imperatriz, é o maior e mais preparado do interior do Estado. Com tropa de policiamento regular preventivo, conta equipes de operações especiais (GOE, Grupamento de Operações Especiais; FT, Força Tática; e GTA, Grupo Tático Aéreo), grupamento de Serviço de Inteligência, além de policiamento motorizado e de bicicleta. Seu atual comandante é o tenente-coronel PM Paulo Alfredo Donjie, que assumiu o comando em maio em substituição ao tenente-coronel Ilmar Lima Gomes.

Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Fábio Barbosa/Assimp

Nenhum comentário:

Postar um comentário