Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

segunda-feira, 9 de julho de 2018

Encerrado resgate por hoje: oito meninos já foram retirados da gruta


Faltam quatro rapazes e o treinador

© Reuters

Por volta 19h30 em Chiang Rai (9h30 horário de Brasília) foi encerrada a operação de resgate do time de futebol amador preso em uma caverna na Tailândia. Até o momento, oito garotos foram retirados do local. Nesta segunda-feira (9) os mergulhadores conseguiram fazer o salvamento de mais quatro crianças. No domingo (8), quatro adolescentes já haviam sido resgatados.

  Um grupo de 12 meninos e o treinador de futebol deles haviam ficado presos na caverna alagadiça há duas semanas. Após os resgates desta segunda, quatro meninos e o treinador, de 25 anos, seguem na caverna.

  O perigoso resgate é feito por passagens escuras e apertadas, cheias de água barrenta e correntes fortes, e também sem muito oxigênio. Um ex-SEAL da marinha tailandesa desmaiou fazendo o mergulho nesta sexta-feira e morreu.

 O governador em exercício de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn, disse nesta segunda que as condições para o resgate eram tão boas quanto no dia anterior. "Vamos fazer [o resgate] mais rápido porque temos medo da chuva", disse ele.As autoridades decidiram acelerar os esforços para retirar os meninos da caverna devido à preocupação com as chuvas.

  Apesar da tempestade durante a madrugada, o nível da água não subiu dentro da caverna nesta segunda, mas as autoridades continuam bombeando água para fora do local.Os quatro meninos resgatados no domingo estão felizes e saudáveis, segundo o governo tailandês.

  "Hoje de manhã eles estavam com fome e queriam comer khao pad grapao", disse Narongsak, referindo-se a um prato tailandês de carne frita, chili e manjericão servido com arroz.

  Os garotos resgatados estão passando por exames no hospital e ainda não puderam ter contato físico com seus familiares, devido a preocupações com infecções.

  Os 12 meninos estavam explorando as cavernas de Tham Luang Nang Non em 23 de junho e ficaram presos quando o local alagou devido a chuvas. Eles foram localizados dez dias depois. 

Com informações da Folhapress.



                          Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário