RUA LEÔNCIO PIRES DOURADO EM FRENTE O QUARTEL DA PM

terça-feira, 17 de abril de 2018

Câmara de Imperatriz aprova Moção de Aplausos ao Tribunal de Contas do Estado

Presidente da Câmara Municipal de Imperatriz, José Carlos Soares, autor da indicação

  O Plenário da Câmara Municipal de Imperatriz aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (17), Moção de Aplausos ao Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), na pessoa de seu presidente José Ribamar Caldas Furtado, pelo trabalho desenvolvido através do programa Índice de Efetividade da Gestão Pública Municipal (IEGM).

  A proposição é de autoria do presidente da Casa, José Carlos Soares. 

  Adotado pelo TCE/MA em 2016, peça indispensável das prestações de contas dos gestores municipais, o IEGM recebeu a adesão dos 217 municípios maranhenses.

  Na prática, o programa funciona como uma auditoria operacional, verificando se as políticas públicas estão surtindo os resultados esperados, cujo diagnóstico é fundamental para que o TCE possa planejar e ajustar o foco de suas ações de orientação de acordo com as necessidades levantadas.

  O IEGM consiste na visita das equipes do TCE para checar a procedência das informações prestadas pelos gestores por meio de formulários, envolvendo aspectos como Educação, Saúde, Planejamento e Gestão Fiscal. É também um momento em que, por meio das orientações prestadas pelos auditores e técnicos em contato direto com os gestores e seus auxiliares, o TCE exerce um papel essencialmente pedagógico junto a seus fiscalizados, orientando o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

  Visita - Atendendo solicitação da Câmara Municipal de Imperatriz, semana passada uma equipe do TCE participou de audiência pública no plenário da Câmara Municipal para fazer uma explanação aos vereadores sobre a importância da eficiência no cumprimento de metas estabelecidas pela gestão pública. Na oportunidade, representaram o órgão os auditores Cândido Madeira e Gérson Portugal, e o secretário de Comunicação, Fernando Abreu. 

Texto: Carlos Gaby/Assimp
Foto: Divulgação/Assimp

                       Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário