AV: LEÔNCIO PIRES DOURADO EM FRENTE O QUARTEL DA PM

quinta-feira, 1 de março de 2018

Projeto institui a Semana Municipal do Artesão

Presidente José Carlos Soares (centro), autor do projeto que institui a semana dos artesãos imperatrizenses
Texto e foto: Carlos Gaby/Assimp

  Projeto de lei que começa a tramitar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara Municipal de Imperatriz institui a Semana Municipal do Artesão. A matéria, de autoria do presidente da Casa, José Carlos Soares, foi apresentada em plenário na sessão ordinária desta quinta-feira, 1º de março.

  "Fui procurado por um grupo de artesãos e debatemos a necessidade de maior apoio institucional do poder público à classe e à promoção do artesanato imperatrizense, um ramo de atividade que gera renda para dezenas de famílias e fortalece a nossa cultura regional", declarou o presidente.
José Carlos Soares viabilizou a construção da Casa do Artesanato de Imperatriz - que funciona em frente à Praça da Cultura, Centro, ao lado da sede da Academia Imperatrizense de Letras - quando foi secretário municipal na segunda gestão do ex-prefeito Ildon Marques. 

Dia do Artesão

  O Dia Nacional do Artesão é comemorado em 19 de março. São cerca de de 8,5 milhões de trabalhadores que juntos movimentam R$ 50 bilhões por ano no País, segundo a Secretaria da Micro e Pequena Empresa.
Estabelecida pela Lei nº 12.634, de 14 de maio de 2012, a data é comemorada no dia de São José, padroeiro da categoria e que, pela tradição cristã, exercia a profissão de carpinteiro.
O reconhecimento da categoria se consolidou com a regulamentação da profissão de artesão estabelecida por meio da Lei nº 13.180, de 22 outubro de 2015. Segundo a legislação, artesão é aquele que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, consistente na transformação de matéria-prima em produto acabado que expresse identidades culturais brasileiras.

  A Semana Municipal do Artesão será comemorada entre os dias 11 e 19 de março. "É uma forma de darmos maior visibilidade à nossa produção artesanal e também promovermos eventos que divulguem o trabalho dos artesãos imperatrizenses e promovam iniciativas de apoio à produção e comercialização desses produtos", acrescentou o presidente, ressaltando que dará celeridade à tramitação do projeto para que seja aprovado em Plenário antes da data nacional comemorativa dos artesãos, 19 de março.


                        Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário