Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Maranhão é apontado como o 11º mais violento do Brasil


Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança, divulgado ontem, mostra que em 2016 foram 2.071 ocorrências contra 2.007 em 2015

Ilustração (Foto: Ilustração)

  SÃO LUÍS - Casos de homicídios no Maranhão aumentaram 2,4% em 2016 em relação ao ano anterior. O estado e considerado o 11º mais violento do Brasil. Esta foi uma das conclusões do 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança sobre a violência no país, lançado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública ontem, em São Paulo.

  Somente no ano passado, ocorreram no Maranhão 2.071 assassinatos; em 2015, foram 2.007 casos. Na Região Metropolitana de São Luís (capital, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), ocorreram 694 homicídios dolosos em 2016 e a polícia já registrou 450 ocorrências este ano. Só este mês, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP), 51 casos desse tipo de crime ocorreram na Ilha, 90% na capital, a maioria por arma de fogo.

  No último fim de semana, por exemplo, foram quatro homicídios dolosos na Ilha. No último sábado, 28, a polícia registrou dois casos. Uma das vítimas foi Thiago Gleydson Pereira Gomes, o Thiaguinho do Bonde, de 19 anos, que foi baleado por homens não identificados, no bairro da Areinha.

  A segunda vítima de sábado foi Uelson Correia dos Santos, o Cueca, de 28 anos, morta a tiros na Rua da Maçã, no bairro Pirâmide. Os moradores ainda ouviram is tiros, mas ao chegarem ao local encontraram a vítima morta sobre uma poça de sangue. Havia marcas de tiros na cabeça. O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga. A polícia informou que há possibilidade de esse crime ter sido realizado por integrantes de facções criminosas.

  No último domingo, 29, ocorreu o assassinato do ex-presidiário João Alves de Sena, de 38 anos, no Sítio do Apicum, na cidade de São José de Ribamar. Já na madrugada de ontem foi morto um homem na Rua Bom Jesus dos Passos, no bairro Liberdade. De acordo com informações da polícia, a vítima chegou a brigar com o acusado, mas acabou baleado e morreu no local.

Violência

  O mês de setembro que hoje chega ao fim foi marcado por violência na Região Metropolitana de São Luís. Logo no dia 1º, de acordo com os dados da SSP, quatro jovens foram mortos a tiros, além de três tentativas de homicídios, entre elas de um policial militar, nome não revelado. O sargento Sílvio, lotado no 9º Batalhão da Polícia Militar, informou que um jovem não identificado, morreu ao trocar tiro com um policial militar dentro do coletivo, de placas OJM-8729, na BR-135, nas proximidades da fábrica Oleama.

  O militar e um passageiro também foram baleados e levados para um hospital na capital onde foram medicados. Também nesse dia ocorreu um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio no bairro Divinéia. Um grupo criminoso formado por cinco homens até hoje não identificados, baleou Leandro Nascimento Veras, de 26 anos; Júlio Caio Pereira Lopes, de 19 anos, e Cláudio Cardoso Lopes, de 49 anos. Os três conversavam na Travessa Taubaté quando foi atacado.

  Leandro Nascimento e Júlio Caio morreram no local, enquanto a outra vítima foi levada para o Hospital Municipal Socorrão I, no Centro, onde passou por tratamento cirúrgico. A polícia não revelou a motivação desse crime que está sendo investigado pela Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP).

  A SHPP também está investigando o assassinato de Nathália Costa Oliveira, de 22 anos. A vítima foi baleada nas costas quando passava nas proximidades de um posto de combustível, no Residencial José Reinaldo Tavares, em São José de Ribamar. Os acusados estavam em uma motocicleta.

  A jovem ainda foi levada para o Hospital Socorrão II, mas chegou sem vida. O corpo de Nathália foi levado para o IML onde foram realizados os exames de praxes e, logo depois liberado para os familiares.

Latrocínio

  O 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança constatou, também, o aumento de casos de latrocínios de 57,8% no país nos últimos anos. Em 2016 foram registrados 2.514 assassinatos cometidos durante o ato do roubo, enquanto no ano anterior ocorreram 1.593 casos em todo o Brasil.

  Na Região Metropolitana de São Luís, ocorreram 31 casos de latrocínios em 2016. Este ano, a polícia já registrou 22 casos e somente neste mês foram dois casos desse tipo de crime. O último registro foi no dia 25, quando Flávio Gouveia Santos, de 38 anos, foi abordado por dois criminosos nas proximidades de sua residência, na 2º Travessa Bom Milagre, no bairro do Monte Castelo.

  A vítima foi roubada e ainda alvejada no peito e abdômen. A dupla criminosa fugiu em uma motocicleta Bis vermelha. Flávio Santos morreu no local. A outra vítima desse tipo de crime este mês foi o frentista José Carlos Torre Rêgo, de 52 anos, e o caso ocorreu no último dia 5, no Tirirical. Segundo a polícia, a vítima levou um tiro no pescoço em seu local de trabalho, em um posto de combustível e morreu no local.

Saiba mais

  A publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) compila e analisa dados de todas as unidades da federação e da União sobre violência e segurança. Ao todo, foram 61.619 mortes violentas intencionais no período, o maior número já registrado pela série histórica do Anuário.

Números

2.071

  pessoas foram assassinadas no Maranhão em 2.016, superando o ano anterior que registrou 2.007 ocorrências, segundo o 11º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança sobre a violência no país, lançado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

694

  Foi o número homicídios dolosos ocorridos em 2016 na Região Metropolitana de São Luís, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, que já registrou, este ano, 450 crimes dessa natureza, a maioria por arma de fogo

Entenda

Homicídios dolosos este ano na Ilha

Janeiro: 63 casos

Fevereiro: 58 casos

Março: 52 casos

Abril: 41 casos

Maio: 37 casos

Junho: 50 casos

Julho: 30 casos

Agosto: 35 casos

Setembro: 33 casos

Outubro (até ontem): 51 casos

Fonte: Secretaria de Segurança Pública (SSP)



                          Publicidade
RUA LEONCIO PIRES DOURADO ESQUINA COM A RUA JOÃO PESSOA, BAIRRO BACURI


Nenhum comentário:

Postar um comentário