Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Vereadores participam de instalação do CTA em Imperatriz


Texto: Carlos Gaby/Assimp
Fotos: Divulgação/Assimp

  Os vereadores de Imperatriz participaram na manhã desta terça-feira (19) da solenidade de implantação da nova base do Centro Tático Aéreo (CTA) no Município e do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), que funciona tem aproximadamente 25 dias nas dependências do 3ª Batalhão de Polícia Militar (3º BPM). 

  Os vereadores elogiaram a iniciativa do governador Flávio Dino em atender mais um pleito da Câmara Municipal de Imperatriz, encaminhado durante audiência dos parlamentares com o governador no Palácio dos Leões, no dia 8 de maio.

  Falando em nome dos colegas, o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Soares, disse que, com a implantação do CTA e do CIOPS em Imperatriz, completa-se mais um ciclo da política de segurança traçada pelo governador Flávio Dino e a cúpula do sistema de segurança do Maranhão.

  “Estamos muito satisfeitos com mais essa grande iniciativa do governo Flávio Dino que vai beneficiar toda nossa região. Foi uma reivindicação nossa ao governador quando da audiência que tivemos com ele, oportunidade em que ele nos garantiu que o CTA seria implantado até setembro. Portanto, mais um compromisso que o governador honra com a Câmara Municipal e com toda a população de Imperatriz”, destacou o presidente.

  O presidente da Câmara Municipal lembrou ainda que o serviço de transporte aeromédico (AeroMed), uma das missões do CTA, também é reivindicação apresentada ao governador pelo vereador Adhemar Freitas Júnior e encampada por todos os outros vereadores.

  “Esse é mais um instrumento de políticas públicas na área da saúde, servindo para a remoção de pacientes graves através do helicóptero do CTA”, acrescentou.

CTA

  O CTA é um grupamento de elite das forças de segurança do Maranhão que visa combater crimes de alta periculosidade em diversas missões em todo o estado, dando suporte aos sistemas de segurança.

  O poder de abrangência da base de Imperatriz será de 100 milhas náuticas, o que corresponde ao atendimento de 29 municípios e cerca de 1 milhão de habitantes, em até uma hora, a partir da base.

  As instalações, localizadas na sede do 3º BPM, contam com um amplo hangar que terá acomodação para aeronave, reserva de armamentos, departamento administrativo e alojamentos. Com a nova estrutura, o Maranhão já conta com duas bases fixas do CTA, sendo a central localizada em São Luís.

CIOPS

  O CIOPS envolve as equipes da Polícia Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros em um sistema integrado que abrange cerca de 30 municípios da Região Tocantina, trabalho conjunto que possibilita rapidez na tomada de decisões.

  O CIOPS de Imperatriz atende o público pelos telefones 190 e 193, e concentra ainda registros de ocorrências do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (SINESP), por meio de parceria da SSP com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

AeroMed

  O CTA de Imperatriz ficará responsável ainda pelo serviço de traslado ou remoção de pacientes graves através de sua aeronave de um hospital para outro hospital com maior poder de resoluções médicas, de locais de acidentes ou ocorrências de grandes proporções. 

Viatura

  Durante a solenidade, o secretário de Segurança, Jeferson Portela, procedeu a entrega de uma viatura nova que servirá à Delegacia Especializada da Mulher (DEM).

Solenidade

A solenidade contou com a participação do secretário de Segurança, Jeferson Portela, do comandante geral da Polícia Militar do Maranhão, coronel José Frderico Gomes Pereira, do comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ilmar Lima Gomes, do prefeito de Imperatriz, Assis Ramos, vereadores de Imperatriz e da região e de várias autoridades policiais.



                        Publicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário