Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

terça-feira, 25 de julho de 2017

Quilombolas bloqueiam acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara

O protesto contra a ampliação do programa espacial brasileiro.

Foto: G1 Maranhão

  ALCÂNTARA - Quilombolas do município de Alcântara, distante 30 quilômetros de São Luís bloquearam na manhã desta terça-feira (25), o acesso ao Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). Segundo informações, o manifesto se dá por conta da ampliação do programa espacial brasileiro que pode atingir cerca de 200 comunidades quilombolas do município. O programa expansão é uma parceria entre os governos brasileiros e americanos.

  No último dia do mês de maio deste ano, o Governo Brasileiro decidiu permitir que quatro países utilizem Centro de Lançamento de Alcântara. Além dos EUA, primeiro a fazer uso do espaço, França, Rússia e Israel também utilizarão o centro.

  “Está pronta e acabada, é só virar a chave. Com aquela localização [privilegiada], a gente precisa, de fato, gerar recursos”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann, à época.

  Na oportunidade, Raul ressaltou a dificuldade de expansão do centro por conta da presença de comunidades quilombolas na região. O centro está com as atividades paralisadas desde 2001. A discussão sobre o uso de áreas quilombolas pelo Centro de Lançamento de Alcântara começou na década de 80, década do início das atividades.

Fonte: iMirante.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário