Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Novos comendadores de Imperatriz recebem honraria nesta quinta-feira

Distinção honrosa Orgulho da Gente e Troféu Jurivê de Macedo homenageiam personalidades.

Márlon Reis é um dos homenageados.
Márlon Reis é um dos homenageados. - Divulgação /Assessoria

  IMPERATRIZ - Um dos eventos mais tradicionais do aniversário de Imperatriz, a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio, será realizado nesta quinta-feira (20), às 19h30, no Palácio do Comércio, no Centro, e, encerra as festividades dos 165 anos do município. A solenidade que homenageia sete personalidades que fizeram ou fazem história na cidade, mais uma vez será acompanhada da entrega do Troféu Jurivê de Macedo, e da distinção honrosa Orgulho da Gente, que reconhecem o trabalho de profissionais em diversos setores.

Conheça um pouco de cada homenageado:

Comenda Frei Manoel Procópio

 Tenente-Coronel Roberto Furtado: Comandante do 50º Batalhão de Infantaria de Selva desde 2014. Antes, o Tenente-Coronel de Infantaria Roberto Furtado Batista servia no Comando Militar do Norte.

  Padre Francisco Lima: Nascido em Araguatins, em 1979, veio estudar em Imperatriz. Em 1984 entrou para o Seminário em São Luís e em 15 de julho 1990 foi ordenado padre na Catedral Nossa Senhora de Fátima. Foi o primeiro padre ordenado pela Diocese de Imperatriz.

  Maria Eline Barbosa Oliveira Graduada em Geografia e Mestra em Gestão Universitária. Foi professora da Rede Estadual de Ensino e na UEMA. Na Gestão Municipal de Imperatriz, já exerceu os cargos de Assessora de Planejamento da Secretária da Educação, Chefe de Gabinete do Prefeito e Secretária Municipal do Desenvolvimento Econômico.

  Márlon Reis: Advogado especialista em Direito Eleitoral e Partidário, com atuação nos Tribunais Superiores, é um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa. Em 1997, se tornou juiz de direito. Em 2008, veio para a Comarca de João Lisboa, sendo autorizado pelo Tribunal de Justiça a residir em Imperatriz.

  Mauro de Alencar Fecury: Proprietário das instituições de ensino Uniceuma, no Maranhão, da Unieuro, no Distrito Federal, e Faculdade Metropolitana da Amazônia, em Belém. É pai do ex-deputado federal pelo Maranhão e suplente de suplente de senador Clóvis Fecury.

  Jadilson Cirqueira de Sousa: Promotor da 3ª Promotoria Especializada em Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, e especialização em Ciências Jurídico-Urbanístico Ambientais na Faculdade de Direito, da Universidade de Lisboa.

  Francisco Luís Escórcio Lima (Chiquinho Escórcio): Nascido em São Luís, em 18 de julho de 1949 é advogado e político. Com uma folha extensa de serviços prestados ao Maranhão, foi suplente de senador (1995-2003), senador (1996) e deputado federal (2011-2015).

Troféu Juruvê de Macedo

  Jornalista Oldemar Pereira de Oliveira (Dema de Oliveira): – Mineiro de Teófilo Otoni, veio para Imperatriz em 1973. Trabalhou como contador e começou a carreira jornalística no extinto Jornal A Tribuna. Desde 1994, trabalha no Jornal O Progresso, onde ocupa os cargos de editor de esportes e polícia.

  Advogado João Jacob Said: Filho de imigrantes sírio e libanês, nascido no Estado de São Paulo, há 44 anos reside em Imperatriz. Pioneiro da advocacia na região tocantina, foi doador dos terrenos para construção das escolas municipais Wady Fiquene e Jair Rosignoli. João Jacob já realizou diversas ações pela cidade de Imperatriz e em 2012 foi homenageado com a entrega da Comenda Frei Manoel Procópio.

  Professora Maria Ivanilde Oliveira dos Santos: Fundou a educação de surdos e atualmente é professora da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), diretora pedagógica da Associação de Surdos de Imperatriz (ASSIM) e gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Prof. Telasco P. Filho (primeira escola bilíngue do Maranhão e segunda do Brasil). Já foi premiada com o Título de Cidadã Imperatrizense, Comenda Frei Manoel Procópio e Medalha Mérito Timbira.

Orgulho da Gente

  Maria da Glória de Araújo Cortez: Paraense, casou-se com o imperatrizense Mário da Rocha Cortez, em 1973. Em 1998 e 2003 teve diagnósticos de câncer de mama, fato que trouxe-lhe a motivação para fundar, junto a outros, a Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE).

  Carlinhos Veloz: Nascido em Recife, sua trajetória começou em Imperatriz, pois é aqui que o compositor e cantor intitula-se Carlinhos Veloz e vence diversos festivais da região tocantina. É neste mesmo rio e na cidade que surge a música “Imperador Tocantins”.

  Thiago Bardal: Natural de São Paulo (capital), veio para Imperatriz como delegado da Polícia Civil. Na Regional de Polícia Civil em Imperatriz, Bardal passou cinco anos e comandou o Serviço de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), núcleo de Imperatriz. Em 2015 recebeu a medalha Mérito Policial Civil.

Fonte: iMirante.com



                      Publicidade
RUA LEÔNCIO PIRES DOURADO, EM FRENTE A PRAÇA DA BIBLIA, IMPERATRIZ - MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário