Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Profissionais de imprensa se unem na luta em defesa do rio Tocantins e seus afluentes

  AIRT e Fundação Rio Tocantins realizam expedição conjunta em outubro

Gil Carvalho

   Após levar o problema ao conhecimento da Câmara de Vereadores e da Academia Imperatrizense de Letras – AIL, da qual é secretário, o jornalista e ambientalista Domingos Cezar reuniu na manhã dessa terça-feira (6), em anexo da Câmara Municipal, com a diretoria e membros da Associação de Imprensa da Região Tocantina – AIRT.

  Na pauta o tema que o ambientalista vem trazendo a lume através de palestras em escolas e instituições públicas: o assoreamento do rio Tocantins e seus afluentes. Diretor-tesoureiro e ex-presidente da Fundação Rio Tocantins – Memorial do Pescador, o ambientalista já realizou sete expedições pelos rios Tocantins e Araguaia.

  Em cada expedição Domingos Cezar constata que o rio Tocantins, bem como a maioria de seus afluentes, vem perdendo sua profundidade em face o assoreamento causado pelas derrubadas das matas ciliares do rio, das restingas, dos riachos, lagos e lagoas de toda a região do Médio Tocantins, percorrida pelas expedições “Alerta, rio Tocantins”.


                                
    

  “Diante dessa situação os peixes não conseguem procriar o que vem reduzindo sistematicamente a produção do pescado em toda essa região”, observa Domingos Cezar, ressaltando que, por essa razão, as colônias de pescadores de algumas cidades estão fechando uma vez que os pescadores estão mudando de profissão.

  O ambientalista continua otimista e garante que o rio Tocantins e seus afluentes, bem como alguns ecossistemas da região, ainda podem ser salvos. “Mas desde que haja uma política ambiental mais forte, um trabalho de conscientização junto à população no sentido de replantar todas as áreas degredadas, principalmente as nascentes dos rios.

  8ª expedição – Dessa forma ficou acordado que uma nova expedição será realizada descendo pelo rio Tocantins, passando pela região lacustre do rio Tocantins até a foz do rio Araguaia, na cidade de São João do Araguaia (PA). “Desta forma vocês terão a oportunidade de filmar e fotografar as áreas degradadas, assim como as preservadas, além de entrevistar ribeirinhos e pescadores”.

  Domingos Cezar entende que, com cada equipe dos órgãos de comunicação de Imperatriz documentando o estado que se encontra o rio, riachos, lagos e lagoas, poderá se formar uma nova consciência ambiental. Ficou definido que a expedição se realizará no período de 12 a 15 de outubro e que uma nova reunião ficou marcada para a próxima terça-feira (13), no mesmo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário