Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Tromba d’água atinge a foz do rio Tocantins no PA


  Uma tromba d’água se formou na foz do rio Tocantins nesta segunda-feira (18), próximo a cidade de Limoeiro do Ajuru, no nordeste paraense. O fenômeno foi registrado por passageiros de uma embarcação, que faz o transporte entre o município e Abaetetuba, na mesma região.

  O fenômeno ocorreu por volta das 6h30 da manhã, deixando os passageiros assustados. Chovia na hora em que a tromba d’água atingiu a superfície do rio.

 O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia no Pará (Inmet), Sidney Abreu, explica que este tipo de fenômeno é isolado. O próprio Inmet não conseguiu registrar a tromba, já que a estação meteorológica mais próxima do local fica em Cametá, a 40 quilômetros em linha reta de Limoeiro do Ajuru.

  Abreu diz que o fenômeno ocorre quando a corrente de ar das nuvens de tempestade se verticaliza, criando uma espécie de funil, similar a forma de um tornado. ‘A tromba d’água só fica caracterizada quando atinge uma superfície líquida, como rios ou oceanos. Quando ocorre na superfície terrestre é o que conhecemos como tornado’, explica.

  ‘A capacidade de destruição de um fenômeno como este é grande. Em rios, se não houver nada por perto, é pequeno comparado ao que poderia acontecer na superfície terrestre’, alerta o meteorologista.

  Ele diz também que a região amazônica reúne condições ideais para a formação de trombas d’água. ‘Na região amazônica temos alta umidade, a presença de florestas e o calor, além de estarmos na região equatorial, que é a região da Terra que mais absorve os raios solares’, finaliza. 

(Portal ORM News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário