Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Em nova gravação Renan tenta salvar Delcídio e chama Janot de mau caráter


Outra gravação mostra o senador concordando com a "vulnerabilidade" de Aécio Neves

  O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), sugeriu que o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) mostrasse humildade para tentar se salvar da cassação, que acabou consumada no dia 10.

  A revelação foi feita pelo "Jornal Hoje", da Rede Globo, que obteve a gravação de uma conversa de Calheiros no dia 24 de fevereiro com uma pessoa identificada como Wanderberg, que atuaria em favor de Delcídio.

  "O que que ele [Delcídio] tem que fazer [é] uma carta, submeter a várias pessoas, fazer uma coisa humilde... [Dizer] Que já pagou um preço pelo que fez, foi preso tantos dias, [que a] família pagou, a mulher pagou", afirmou Calheiros em conversa gravada pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, delator da Operação Lava Jato.

  No momento da conversa, o processo contra Delcídio tramitava no Conselho de Ética, e o então senador também cooperava com a investigação em troca de redução de pena.

  No diálogo, Calheiros defende que o presidente do Conselho de Ética, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA), simule uma tramitação normal do caso.

  "O João, ele fica lá ouvindo os caras... O Conselho de Ética não tem elementos para levar processo adiante. Também é ruim dizer que não vai levar o processo adiante. Então, o Conselho de Ética tem que requerer diligências, [fazer] requisição de peças e, enquanto isso não chegar, fica lá parado", disse o presidente do Senado, de acordo com o "Jornal Hoje".

  Como revelado pela Folha de S.Paulo, Machado gravou conversas com a cúpula do PMDB para negociar sua delação premiada. Uma delas levou à queda de Romero Jucá (PMDB-RR) do Ministério do Planejamento, após a revelação de sua fala que sugeria que o governo do presidente interino Michel Temer (PMDB) resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Lava Jato.

  AÉCIO 'VULNERÁVEL'
Outra gravação de Machado do dia 11 de março, revelada pelo "Jornal Hoje", mostra Calheiros criticando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e concordando com a "vulnerabilidade" do senador Aécio Neves, presidente do PSDB.

  "Agora esse Janot, Renan, é o maior mau caráter da face da terra", diz Machado. Calheiros responde: "Mau caráter! Mau caráter! E faz tudo que essa força-tarefa [da Lava Jato] quer".

  O ex-presidente da Transpetro concorda. "E ele quer sair como herói. E tem que se encontrar uma fórmula de dar um chega pra lá nessa negociação ampla pra poder segurar esse pessoal [investigadores]. Eles estão se achando o dono do mundo [sic]", afirma. Calheiros reitera: "Dono do mundo".

  Machado prossegue: "E o PSDB pensava que não, mas o Aécio agora sabe. O Aécio, Renan, é o cara mais vulnerável do mundo". Calheiros consente: "É".

Fonte: Jornal do Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário