Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Católicos celebram hoje Corpus Christ


  Tendo como tema “Eles o reconheceram no partir do pão” (Lc 24, 35), a Igreja Católica celebra hoje, em todo o Brasil, o Dia de Corpus Christ. Em Imperatriz, a diocese espera reunir mais de 20 mil pessoas no estádio Frei Epifânio da Badia. A cor deste ano é cinza e desde o início de maio, quando foi lançada pela diocese, diversas atividades foram desenvolvidas objetivando despertar entre os católicos a importância de se comemorar o Corpo de Cristo, entre elas a Hora Santa Eucarística nas paróquias da diocese.

  A programação será iniciada a partir das 18 horas. Às 17 horas, os portões do estádio estarão abertos para que os fiéis tenham acesso às arquibancadas.
Este ano, a solenidade de Corpus Christ em Imperatriz será ainda mais especial, pois será a última comandada pelo bispo Dom Gilberto Pastana, que foi transferido para a cidade de Crato-CE, onde atuará como bispo auxiliar. Dom Gilberto é apontado pelos católicos como o responsável pelo crescimento da festa, pois desde que chegou à cidade trabalhou e fomentou a programação, criando a procissão e culto no estádio, além de outras iniciativas.
A celebração eucarística será ministrada pelo bispo Dom Gilberto e por todos os padres das paróquias de Imperatriz.
Ontem à noite, mais de quinhentas pessoas participaram do último ensaio antes da programação desta quinta-feira. No encontro, os organizadores corrigiram alguns detalhes para deixar tudo pronto para receber o grande público que estará presente no maior evento católico de Imperatriz.
Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.
A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, onde é conduzido, geralmente pelo bispo ou pelo pároco da igreja, o Santíssimo Sacramento. A procissão é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.
A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do Código de Direito Canônico, que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi 

  A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da eucaristia, o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Fonte: O Progressonet.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário