Rua Perimentral Castelo Branco esq com a Rua Oratório no Parque Anhanguera

quarta-feira, 23 de março de 2016

Câmara retira de pauta projeto sobre alteração no plano municipal de educação

O debate a respeito da temática lotou a galeria da Câmara Municipal com posicionamentos contra e favor ao projeto do vereador João Silva. A militante de movimentos sociais, Conceição Amorim, destacou que o texto não é inclusivo. “Nós somos a favor da vida de todos os filhos de Deus. Todo filho de Deus sendo gay ou não merece ser respeitado. Isso é o que queremos debater. Queremos que todos sejam respeitados dentro das escolas, para que não tenhamos uma sociedade que dissemina ódio. Nossa luta, também, é em defesa da família: de todas as famílias”.
Do outro lado da discussão estava o presidente da Associação de Pastores de Imperatriz, Paulo César, o qual destacou que a igreja evangélica é totalmente contra a ideologia de gênero. “Entendemos que é prejudicial à família, pois é competência da família educar os filhos e não a escola. Essa é a nossa bandeira. Vamos debater o assunto, mas, acreditamos que a sensatez dos vereadores vai prevalecer”.
Segundo o pastor, são 200 igrejas evangélicas em Imperatriz, sendo que 38% da população local é evangélica, e esse público compreende que “o homossexual tem seus direitos de educar seus filhos, assim como o hétero tem. Cada um educa do seu jeito, mas, a escola não pode assumir esse papel dos pais”.

PROJETO- Conforme o texto do projeto de lei 03/2016, deve ser suprimido do Plano Municipal de Educação os seguintes termos:
Para as relações de gênero, identidade de gênero e diversidade sexual, LGBTT, não sexista, não homofóbica; não lesbofóbica; não transfóbica e não heterofóbica.
Para estes termos, o texto propõe a seguinte redação: Redimensionar e ampliar a equipe na Secretaria Municipal de Educação e o Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) com o objetivo de realizar, acompanhar, avaliar e monitorar as atividades referentes à educação em direitos humanos, a educação para as relações etnicorraciais, educação ambiental, educação fiscal, cultura na escola, fortalecendo parcerias entre organismos públicos, não governamentais e com os movimentos socais objetivando alcançar uma educação laica, não discriminatória, não machista, não racista.
Assessoria câmara[Paula de Társsia]
Fotos: Fábio Barbosa

Fonte: Paulonegrão.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário